Resenha: Persuasão - Jane Austen



Título: Persuasão
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark - [Muitas editoras publicaram esse título]
Páginas: 208
ISBN: 9788580700176






*Para ver este livro no KOOB Persuasão - Jane Austen




Resumo: O livro conta a história da Anne Elliot e seu grande amor e sua família, Anne se apaixona por um homem pobre mas sonhador e ambicioso que tenciona melhorar de vida, sua família não gosta da ideia e persuade Anne a declinar o noivado, anos mais tarde ela o reencontra, agora ele, Frederick Wentworth rico e totalmente mudado esta cortejando a sua vizinha e amiga Louisa Musgrove, e mesmo tentando evita-lo fica difícil não permanecer longe de sua companhia. [Esse livro foi publicado postumamente em 1818, Jane o escreveu logo após "Emma". Esse foi o seu último romance.

Resenha: O livro conta a narrativa na 3º pessoa, temos uma visão próxima desses personagens, estamos ali com eles, sentados no sofá ao lado, ouvindo a conversa, analisando como eles interagem entre eles, o que é legal, porque ultimamente a maioria dos livros são na primeira pessoa. A escrita como era de se esperar é mais rebuscada e tem suas dificuldades, descreve fatos e acontecimentos sobre relacionado personagem para que você-leitor conclua sua opinião sobre o mesmo, e arranque disso os adjetivos apropriados; e no começo isso era meio que chato, parecia que se enrolava muito para se concluir uma opinião, mas no decorrer da leitura eu comecei a gostar, a analisar cada cenário e cada frase com vários sentidos na conversa, eu imaginava um olhar diferente, um sorriso a mais... Lembrando que o romance se passava em outro século, onde tudo era muito mais regrado e metódico, cheios de conceitos rígidos e eram seriamente seguidos por todos. 
Persuasão não é o livro mais famoso de Jane, nem o mais comentado, mesmo assim era o que eu tinha mais curiosidade em ler, nunca tinha lido nenhum livro dela, apesar de conhecer muitos de seus títulos ainda não tinha me aventurado em nenhuma leitura concreta, o que me arrependo amargamento hoje, deveria ter lido antes seus livros, pois são terrivelmente bons! Como já tinha assistido o filme inspirado em "Razão e Sensibilidade" 1995 e "Orgulho e Preconceito" 2005 eu queria uma leitura que me causasse surpresas, e mesmo sabendo que livros são melhores que filmes eu queria que fosse uma história nova para mim; e por isso o escolhi e consegui o que queria! 
Infelizmente não posso comparar seus livros, uma vez  que só lí Persuasão, mesmo assim posso dizer que é um livro com grande harmonia de gêneros, é irônico, é engraçado, é agoniante, é surpreendente, é romântico... E assim vai, mesclando muitas emoções no decorrer de tudo, a narrativa conta do grande amor que Anne teve em sua vida e deixou passar por causa de sua família, esta família é composta de um pai muito orgulhoso, presunçoso e vaidoso, [acho que resume bem ele], chamado Walter Elliot, uma irmã mais velha chamada Elizabeth, com uma personalidade igual a do pai, o que tornam os dois muito mais amigos entre eles, uma irmã mais  nova chamada Mary que é carente, vive querendo chamar atenção, complexada e quase hipocondríaca, e por final Anne, sempre solicita, sempre amiga, confidente, companheira, educada e polida, mas apesar de tantas qualidades eu pude perceber que ela se diminuía muito, não tinha voz ativa e apesar de tudo, tinha muitos complexos também de sempre querer agradar, ajudar, e visava muito o outro se colocando diversas vezes em 5º plano, o que de certa forma era irritante, foi assim e por isso que ela deixara escapar seu grande amor; sei, e tenho consciência de que naquela época seria o correto a fazer uma vez que, ela apesar de não ser rica, era de condições muito melhores que a dele, e ele por outro lado não tinha "nada" a oferecer que não seu amor e seus sonhos e promessas de melhoras, o conflito está aí, sabemos que ela o ama, mas não há a coragem necessária pra arriscar tudo por ele e acaba por se deixar levar pela opinião rígida de sua grande amiga lady Russell juntamente com seu pai que arruínam com seu noivado com o  Frederick Wentworth; 
Tudo estaria bem se ele não ressurgisse quase 9 anos depois na sua vida; agora  rico, ainda mais belo, elegante e tão maravilhoso quanto antes, Capitão Wentworth chega cativando a todos, encantando a todos e a procura de uma esposa, de uma mulher, ele por fim é tudo que ele disse que seria um dia e ela arrependida e envergonhada permanece em silêncio enquanto o vê cortejar sua amiga Musgrove. 
Nós, leitores, nos vemos diante de cenas complicadas, onde Anne retorna a ver seu grande amor, ainda mais maravilhoso, ignorando-a e se encantando por outra, e ao mesmo tempo, dando pequenos e quase imperceptíveis sinais de que ainda gosta dela, deixando-a confusa, intrigada e quase empolgada com a ideia de ficar com ele, apesar de tudo!
Há muitas reviravoltas e ficamos com o coração na mão! É um livro encantador, que eu gostei muito, muito mesmo! E pretendo ler todos os outros títulos da Jane!
Super recomendado e se querem saber se ela consegue por fim ficar com ele, vão ter que ler o livro!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Outro Lado da Meia Noite - Sidney Sheldon

Os 6 melhores livros que eu li em 2013!

Resenha: Luxo - Anna Godbersen